Sem sensura: 05 Maneiras de escrever um post de sucesso!



Olá senhor leitor, mais uma vez busco trazer aos internautas, especialmente ao blogueiro iniciante, dicas para elevar a qualidade de suas postagens e consequentemente do blog. Leio muito em outros blogs e percebo que o principal intuito dos blogueiros de primeira viagem é conseguir colocar o adsense e ganhar algumas migalhas do motor americano. Bem, nosso objetivo com este post é atrair mais visitas, no entanto para isso sugerimos algumas dicas. Em post anterior publicamos 06 maneiras eficientes de por seu blog no topo.

O que vemos hoje são blogs com muitos erros gramaticais, fragmentos de sentença, e muitos outros erros que você consegue identificar facilmente se quem está escrevendo aquilo é um adulto ou simplesmente uma criança que acabou de ganhar um computador novo. Claro que cada blog tem seus objetivos. Um jovem por exemplo talvez escreva sobre dança de rua, outro sobre games e alguém mais velho se interesse por comentários de notícias atualizadas. O espaço livre e um índice escrito são mais fáceis para que seus leitores compreendam e isso lhe traz mais credibilidade, mesmo você escrevendo um blog ocasional, irá apresentar-se uma pessoa inteligente.

Logo abaixo você pode ver algumas dicas que podem promover o seu blog:
(obs: Não esqueça que você tem que decidir qual público quer alcançar com seus posts. Quem atira para todos os lados corre o risco de não acertar em nada e ainda ficar sem munição).


Dica 1: Faça um rascunho do seu texto. Não se preocupe com fluxo, gramática, links ou qualquer outra coisa, o que importa agora mesmo é só um esboço.
  • Caso você se sinta mais confortável, escreva com lápis ou caneta em um papel antes de disponibilizar o conteúdo on-line. Eu particularmente, prefiro escrever primeiramente tudo no bloco de notas pra depois transferir para o blog. É uma opção, porém o blogger do google disponibiliza essa opção (rascunho)antes de publicá-lo.
Dica 2: Leia o seu texto e exclua as entradas remanescentes.
  • Rearranje o texto para que ele flua normalmente.
  • Evite a repetição.
  • Mantenha-se breve (evite usar 10 palavras onde normalmente se usaria 2).
Dica 3: Relido o seu texto, agora é a hora de você criar os links.
  • Ao adicionar Hiperlinks, evitar usar “leia mais”, “leia isto”, ou todas outras frases ambiguas.
Dica 4: Definindo o Título.

  • O Título deve ser um breve sumário de todo o seu artigo (o ideal é usar de 6 a 8 palavras), e também é uma boa idéia você escrever todo o texto para só depois definir o título.
  • Releia o título para ver se não há erros de soletração.
Dica 5: Releia novamente o texto. Pode parecer besteira, mas nessa hora você pode encontrar erros que não encontrou em leituras anteriores.
  • Lendo todo o texto você terá uma perspectiva diferente, se o texto estiver fluindo bem, meus parabéns, caso contrário releia novamente e efetue as correções. A releitura do seu post é de extrema importância, visto publicações com muitos erros de gramática pode lhe custar o título de "gramática 0"








Tomando esses cuidados, e observando o que os blogs populares estão fazendo para se manter no topo, com certeza você terá um blog de sucesso. Espero que você comente. Claro que essas são apenas algumas dicas que selecionei, existem mais obviamente, mas publicarei em outro post. Deixe seu comentário, apreciamos muito cada um dos leitores que comentam. Abraço forte.

NOSSOS LEITORES TAMBÉM GOSTARAM:

2 comentários:

claudine ribeiro disse...

Eu também vejo muitos erros de gramática nos blogs, se você erra uma vez até que dá para passar, mas persistir no erro já é demais.
Seu blog tem comentários excelentes para quem está começando. Gostei D+.
Um abraço.

Antonio disse...

Certamente Claudine para mim é um prazer ler seu comentário. Com respeito aos erros de gramática, isto ocorre muito. Principalmente os iniciantes. Agradeço seu elogio, epero que visite-nos mais vezes.