Publicar frequentemente aumenta o tráfego?

BlogBlogs.Com.Br
De uma forma geral qualquer pessoa com senso comum compreende que quanto mais publicar mais tráfego consegue atrair para o seu blog. No entanto, não dá para ter certeza plena que publicar com frequência somente, pode atrair mais visitas. Claro que este é um dos itens que faz parte, porém é necessário observar que a qualidade dos posts também é decisiva na hora de atrair tráfego ou até mesmo mantê-lo.


Contudo é necessária alguma análise para compreender como é possível optimizar esse tráfego. Qualquer blogger que corra um software de analise estatística como o Google Analytics poderá reparar que existem tendências em dias e semanas para as visitas ao seu blog.

Ou seja, em determinadas semanas alguns dias têm mais visitas que os outros, e em outras semanas outros dias têm mais visitas.
No caso do brasilevoce descobri que, regra geral, na primeira semana (completa com 5 dias) de cada mês os dias que têm mais visitas são a 2ª feira, 4ª feira e 6ª feira, já na segunda semana os dias com mais visitas são a 3ª feira, 4ª feira e 6ª feira, na terceira semana o número de visitas mantem-se mais ou menos estavel mas aumenta à 6ª feira já na 4ª semana a 2ª feira e 6ª feira são os dias que mais visitas trazem.

É coincidência?

Obviamente que pode ser uma coincidência e eu publicar artigos nesses dias que atraem mais visitas mas visto que é uma tendência que se mantém há mais de 1 ano dá para desconfiar. Apesar de que o Youtube/vídeos atrair milhões de visitas e orkut/comunidades/ninfetas atrair muito mais do que alguns blogs, não podemos perder o norte, ou seja devemos continuar nos mantendo alinhados com nossa meta: que a de escrever posts de qualidades e com frequência, eis uma das dicas mais quentes já publicadas.


Por outro lado o tipo de artigos está directamente relacionado com o número de visitas. Tópicos controversos tendem a trazer mais visitas aos sites. A polêmica é algo que está em rodas de amigos, mesas de bar, programas da tv de sucesso. Dá-se o mesmo com os blogs, controvérsia pode ser a bola da vez para atrair algumas dezenas a mais de visitas.


Portanto a conclusão que tiro é que SIM, a quantidade de posts que publico influencia directamente a quantidade de visitas que recebo. Mas não é o único factor. Para além da quantidade à que ter em atenção os seguintes aspectos:

"O tópico dos posts publicados
A estrutura dos posts
A divulgação dos posts pela web em sites sociais e outros blogs
A participação activa em comentários de outros blogs
A publicidade em outros sites. No caso de adquirir publicidade em outros blogs, é provável que no dia que esses blogs tenham mais visitas o meu blog tenha também mais visitas"

0 comentários: