Receita do Sucesso: Conheça as técnicas usadas pelos blogs mais populares



Para alcança seus objetivos geralmente é bom buscar saber como outros blogueiros alcançaram o sucesso com seu blogs. Não vamos falar aqui de Orkut, msn,  youtube ou coisa assim. Vamos falar de gente que alcançou o sucesso pois quem busca tornar seu blog mais conhecido muitas vezes se inspira em blogs que já alcançaram a popularidade, e percebe a falta de estatísticas sobre o assunto. Há muitas razões para isto, inclusive a dificuldade de alcançar um consenso sobre quais são os blogs mais populares.

Eu post anterior já falei sobre vários assuntos que melhoram o muito a estrutura dos blogs e também a interface. Hoje vamos falar sobre o que torna um blog popular. Quais são as técnicas usadas por estes blogueiros. Quais suas características e por que eles continuam no topo. Como publicado no BR-Linux a lista dos blogs favoritos dos seus leitores após uma votação que durou 2 semanas, resolvi buscar dados sobre os blogs que constam no topo dela, já que se trata de uma lista gerada por um público selecionado, especialmente no que diz respeito a conhecimento sobre tecnologia.

Os dados abaixo indicam o que pude determinar sobre infra-estrutura, layout, monetização e operação dos “top 10″ da lista selecionada pelos leitores do BR-Linux. Os valores estão expressos em percentuais para facilitar possíveis extrapolações e comparações com outras pesquisas.




Infra-estrutura

•CMS: A opção mais popular é o Wordpress, com 40%. O Drupal tem 20%, o Movable Type tem 10%, e 30% dos blogs optaram por desenvolver seus próprios sistemas.
•Domínio e hospedagem: Entre os blogs pesquisados, apenas 1 está em subdomínio (de um domínio pertencente à sua própria autora). Nenhum dos blogs está publicado em serviços gratuitos.
Conteúdo e operação

•Temática: Apenas 20% são de variedades. Entre os 80% restantes, há um grau variável de especificidade de tema.
•“About”: 60% têm link de referência sobre o blog ou seus autores, e 40% não têm, ou o link existente não tem texto.
Edição individual: Dividido igualmente: 50% dos blogs são editados por uma única pessoa, e os 50% restantes são editados por grupos.

•Monetização: Todos os blogs contam com algum tipo de monetização via anúncios ou links patrocinados. A opção mais popular é o Adsense, que está presente em todos os blogs pesquisados. Além dele, 40% dos blogs adotam também o Buscapé, 30% exibem anúncios negociados diretamente (ou via agência) com os anunciantes, 10% exibem em destaque anúncios do Submarino e 10% exibem em destaque anúncios do MercadeLivre.
Layout

•Colunas: 70% dos blogs usam layout em 2 colunas, 20% usam 3 colunas, e o restante usa um formato misto, com 2 colunas de conteúdo e um anúncio flutuante no espaço vertical adicional.
•Cores: a cor de fundo mais comum é o branco puro (#FFFFFF), presente em 60% dos blogs. Apenas 20% dos blogs usam fundo mais escuro (#424242 e #c0c0c0). Entre os restantes, um usa padronagem em tom claro, e o outro usa um tom bege/creme. Quanto à cor de frente, as mais freqüentes (40%) são variações do cinza escuro (#333333, #3E3E3E, #303030) e o próprio preto puro (40%). Os demais adotam #CCCCCC e #666666.

Dimensões do texto: As dimensões mais comuns são fontes de 12px em linhas de 18px (30%). Fontes de 12px com entrelinhamento diferenciado (16 e 21px) são adotados em outros 2 blogs. 30% adotam fontes de 13px, e 10% adotam de 10px.
•Fontes: As fontes mais comuns são Verdana, Trebuchet MS, Arial e Helvetica, nesta ordem.
•Alinhamento do corpo de texto: 60% justificam (alinhamento por ambas as margens), e os 40% restantes alinham pela margem esquerda apenas.



NOSSOS LEITORES TAMBÉM GOSTARAM:
 Comportamentos a ser evitado pelo blogueiro
 06 Maneiras de por seu blog no topo do google
 Ferramentas que otimizam seu blog ou site
Saiba Como usar o SEO a favor do seu blog
Saiba Como aumentar as visitas para seu blog
Saiba como economizar usando o buscape - Tutorial
Samambaia Fica Nua ao vivo, veja o Vídeo
A Verdade Sobre Xuxa, a rainha dos baixinhos
Conheça os setes Jatos da globo e da Record
 

1 comentários:

Principe Encantado disse...

Legal sua matéria, chama atenção a certos detalhes importantes que passam despercebidos.
Abraços forte