Windows Phone 7, por que o mercado é dele

O windows em pc's todo mundo conhece, isso é fato. Mas o que se falava sobre o windows em celulares era um fiasco. No entranto, as opiniões parecem estar mudando, principalmente depois da última apresentação da Microsoft no Mobile World Congress, em Barcelona, foi um balde de água fria naqueles que apontavam o windows Phone 7 como um fiasco. A nova geração de smartphones usando o Windows Phone 7 já está confirmada para o final do ano, e isso não é para impressional, é muito mais do que fatos ou notícias de quinta categoria, agora é pra valer. Isso pode representar um sinal fortíssimo de mudanças grandes no mercado. Similaridades com o Zune, o player portátil da empresa, não faltam, e muitos afirmam que seja mais que uma inspiração; uma evolução direta (para não dizer “natural”) de seu sistema e navegação.

Para os saudosos de antigamente o Windows Mobile 6.5 já começa a dar adeus aos usuários. A Nova geração está chegando com novos recursos e cheio de novidades que são de encher os olhos. Isso já fica óbvios numa primeira olhada - A intuição do usuário leva-o a usar os menus coloridos, intuitivos, distribuidos em formas de atalhos claramente definidos e possilibilitando a navegação com o uso de poucos botões. Foi uma maneira bastante inteligente, disseram alguns na apresentação do Windows Phone 7, de fazer intuição trabalhar num celular já esperto, visto que a concorrência em torno de sistemas operacionais para celulares está se acirrando. Similaridades com o Zune, o player portátil da empresa, não faltam, e muitos afirmam que seja mais que uma inspiração; uma evolução direta (para não dizer “natural”) de seu sistema e navegação.

A interface é simples, clara, limpa (chega de degradês, transparências e outros “efeitos especiais”) e, acima de tudo, “viva”, mudando de acordo com o uso que se faz, seja com música, jogos ou qualquer outra função, incluindo atualizações de seus contatos. E o melhor, tudo isso é personalizável ao gosto do usuário (Quase ironicamente, a maior parte das semelhanças com o Windows foram retiradas). Essa integração é notada por todo o sistema: carregando diversos nomes já conhecidos da Microsoft, como Zune como tocador de MP3 e vídeos, a Live para games (com direito a jogo online, downloads e aos já tradicionais Achievements), Internet Explorer como navegador, Bing como buscador e ferramenta para mapas, assim como, claro, um Office completo para edição de textos, planilhas e outros, temos um acesso rápido e integrado de todas funções, estejam elas instaladas no aparelho ou acessadas externamente, na “nuvem”.

Obviamente, há alguns itens em celulares que já são tendências, portanto, impossível de alguma empresa deixar de anexar em lançamentos, nesse sentido o óbbio predomina. A Interface sensível ao toque, com diversos comandos, por exemplo, scroll ou seleção de palavras, baseados, é claro, em torno desse tipo de usabilidade que já é tendência. O Windows Phone 7 também seguirá outra tendência de empresas que investem no setor, assim como a Apple tem seu Apple Store, para o Windows phone 7 não será diferente, o usuário vai poder contar com o Marketplace. Um aditivo e muito chamativo no Windows Phone também vai ser o Flash, recurso que em outros Iphones de ponta não tem. Este recurso já estará presente já no lançamento do sistema.

Na parte do hardware, várias empresas já se manifestaram, confirmando aparelhos compatíveis. Temos a Dell, Garmin-Asus, HTC, HP, LG, Samsung, Sony Ericsson e Toshiba, sendo que a LG já teria, supostamente, um aparelho pronto para meados de setembro. No lado das operadoras, mundialmente várias já confirmaram, mas a melhor notícia para os brasileiros é a confimação por parte da espanhola Telefónica. Não há nenhuma confirmação ou comentário de lançamento para sua subsidiária brasileira, mas é inegável que a facilidade existe.

0 comentários: