5 comportamentos que o blogueiro deve evitar

Antes de mais nada, quero lembrar a todos os leitores que é um privilégio para mim receber visitas advindas de várias regiões do mundo. Bem, voltando ao tema. Todos os dias quando acesso minha caixa de mensagens encontro vários e-mails de bloggers pedindo parceria. Mensagens do tipo: "vamos fazer parceria", "faça parte de nossa comunidade".
Lembremo-nos que a blogosfera às vezes é nebulosa e que obter leitores ávidos por novidade não é fácil. Vemos a quantidade de blogueiros aumentarem diariamente, boa parte deles, e isso é natural, querem o sucesso de seu blog como um passe de mágica. Convenhamos, fazer sucesso com o blog não é nada fácil. Devemos ter cuidado para não fazer dessa ânsia por sucesso, o desejo incontrolável de fazer o blog aparecer nos principais motores de busca pode se tornar uma armadilha.
E para não cairmos nessa armadilha, eu me incluo, aqui estao 5 maneiras que o blogueiro deve evitar para não perder leitores ou até mesmo ser repudiado pela blogosfera:
1 - primeiro: Nâo envie links pedindo parceria. Quando alguém envia links logo a pessoa que recebe o e-mail fica se perguntando: "será que essa pessoa (blogueiro) está desesperado por leitores ou quer aparecer?" . Ou não comunidade dos blogueiros você pode ser considerado um spammer!. Por que? por que o spam é algo que você recebe sem autorização ou pedido antecipado. De fato enviar links não cai bem.
2 - segundo: Ao fazer comentários nos blogs evite frases do tipo: "legal", "gostei da matéria", "muito bom", "você escreve bem"... Isso faz com que o blogueiro perceba que você é egoísta, só quer na verdade um retorno para o seu blog. Comentário dessa classe não elevam em nada sua partipação.
3 - terceiro: Não cair na onda do "publique seu blog em 1.000 motores de busca". Não faça isso. O sucesso do blog vem com o tempo e a qualidade dos posts. Embora publicar seja bom, isso não significa que os leitores voltarão lá para acompanhar outras publicações suas. Lembre-se: postar com qualidade é o segredo do blogueiro.
4 - quarto: Não exagerar na publicidade. Sabemos que é preciso recursos para manter um bom site no topo. E que o blogueiro iniciante não dispõe de nenhuma ajuda financeira. Então, começa a encher seu blog de publicade. O leitor pode até clicar nos anúncios, mas talvez clique por engano. E não vai gostar disso. Muitos banners de publicidade poluem a visão do leitor. Seja razoável.
5 - quinto: Não responder comentários. Evite isso a ferro e fogo. Se você não responde à perguntas ou comentários dos seus leitores você está se mostrando desatencioso e que está preocupado mesmo é com o contador de visitas. Quando um leitor comenta seu post é por que realmente tirou tempo para fazer isso. Por esta razão considere-os, não deixe para depois aquilo que seu leitor não deixou.
Então é isso. É claro que existem mais comportamentos a serem evitados pelos blogueiros. Separei somente estas 5, mas abro espaço para os leitores ou outros blogueiros mandarem suas sugestões, comentários e dúvidas. Abraços a todos!


1 comentários:

Anônimo disse...

OH RLY?