Obama diz não estar disposto a novo pacote econômico!


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (14) que está fortemente inclinado contra um segundo pacote de estímulo econômico. Ele afirmou, no entanto, que está monitorando a situação de perto. Em fevereiro, o líder sancionou ajuda de US$ 787 bilhões para a economia. Mostrando que ao assumir a presidência da maior economia do mundo, está disposto a fazer mudanças drásticas para que o país volte a crescer fotemente.

Ao falar sobre editar mais um plano de estímulo para a economia ele disse:"Tenho um forte inclinação a não fazer isso", disse Obama numa entrevista à rede de TV CNBC. "Mas estamos monitorando a situação muito cuidadosamente." Apesar de todo o seu interesse em dosar a economia norte americana, Obama mosra ser cauteloso neste respeito.

Mais cedo, em discurso em Nova York, ele havia dito que não permitirá que as instituições financeiras retomem o "comportamento irresponsável" que adotavam antes da crise. O que se sabe é que medidas estão sendo tomadas para evitar que grandes empresas especuladoras tenham vantagens nas negociações. Segundo Obama, foi a irresponsabilidade dessas empresas que causou tamanha crise mundial.

TEMÁTICO

Suas palavras serviram para defender que o Congresso do país vote ainda neste ano o projeto que aumenta a regulação sobre o mercado financeiro dos EUA. A proposta vem enfrentando resistência entre congressistas, especialmente na bancada republicana. "As reformas vão passar e as mudanças vão se tornar lei", ponderou.

"Wall Street não voltará a assumir riscos sem pensar nas consequências", afirmou Obama. Ele disse que serão criadas regras claras para garantir que a competição entre os bancos fique mais justa e a informação ao consumidor seja clara.



0 comentários: