Os 7 Pecados do R7 - Rede Record


Problemas de acesso, lentidão e queixas no Twitter e redes sociais marcam estreia do R7. Não é para menos pois...
Quem tentou acessar o esperado portal R7, empreendimento da Rede Record na internet com estreia prevista para as 20h de ontem (27), frustrou-se. No horário, o site ainda estava indisponível e o teaser que o anunciava, já fora do ar, dava lugar a uma notificação do tipo de "falha de carregamento na página". Enumeramos aqui os sete pecados do R7.

1 - Não invejarás o teu próximo.
Por não querer ter um trabalho próprio, algo que venha da própria mente dos seus gloriosos 300 profissionais, tentaram pegar um caminho mais curto, um atalho. O site é idêntico ao G1.
2 - Não trarás para ti falta de conexão.
No Twitter, usuários queixam-se da falta de conexão ao site. Um internauta recomenda que a Record coloque "um copo de água sobre o monitor" e outro a "acender uma fogueira santa", em referência a hábitos entre os fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, cujo líder é o proprietário da emissora.
3 - Quando marcares horário de estréia trabalharás duro para cumprir tua palavra.
Os 300 profissionais do R7 não deram conta do recado. Mesmo na hora da entrada no ar, houve trabamentos e a frase: ocorreu uma falha, tente novamente. Outra internauta aconselha a nunca marcar horário para lançamentos de projeto na web.
4 - Não abusarás de sincronização em tempo real.
O povo santo do R7 esqueceu que a tecnologia é cheia de surpresas. E que sincronizar várias tecnologias em tempo real pode ser momentaniamente constrangedor. A exemplo dissso o tom, no Twitter, é de ironia, dado o alarde feito pela emissora, que inclui até coletiva em tempo real.
6 - O orgulho vem antes da derrocada
Os apresentadores da coletiva orgulhavam-se ao falar da história da record e do grande pedação da mídia que eles já estavam abocanhando e agora mais uuma fatia, o da internet estava chegando às suas mãos. Mas nem tão rápido assim. Devemos lembrar, primeiro o trabalho duro, depois o orgulho pelo sucesso do trabalho.
7 - Não porás teus telespectadores à prova.

Não durou 15 minutos e os telespectadores-internautas já estavam descontentes e frustrados . Foi uma prova de fogo para aqueles que queriam ver o alardeado R7 funcionando. A maravilhosa promessa da portal que mana leite e mel. Às 20h12, a home podia se acessada, mas ainda persistiam dificuldades para a navegação das páginas internas, cujo layout e wireframe são muito semelhantes ao do G1, de propriedade da concorrente TV Globo.
E assim, os sete pecados do R7 marcaram o primeiro dia de vida da Record. Ainda vem muitos pecados por aí, só esperamos que não sejam os mesmos.

0 comentários: